quinta-feira, 26 de maio de 2011

EDITORIAL

Olá pessoal! Estamos produzindo nossa primeira edição do jornal de nosso colégio com o objetivo de informá-los sobre eventos pedagógicos e fatos ocorridos em nosso município. 

Ah, não é só isso não! Teremos espaço para todos vocês participarem com suas contribuições, pois serão abertas várias sessões: contos, poemas, crônicas, artigos de opinião, charges, história em quadrinhos e muito mais. 


Gostaríamos que vocês participassem das nossas enquetes semanalmente e registrassem comentários para melhor encaminharmos nosso trabalho.

Façam boas leituras e colaborem conosco. Divulgue seus textos aqui, esse espaço é nosso: Jornal Escolar!

Equipe do jornal
Participação dos alunos Vladimir Max Pires de Oliveira Jr. (turma 1002CN)
e Rayane Luiza Carneiro (turma 4001CN)

E essa foi a história de como eu me apaixonei...


Eu era novo, sonhador e inocente, quando conheci quem hoje tenho a certeza de ser o maior dos meus amores. Quando me sentia perdido e sem saber o que fazer, ela me ajudava a resolver meus problemas. Uma companheira para todas as horas. Sempre esteve ao meu lado, principalmente no colégio. Meu amor era tão certo como dois mais dois é quatro. Poucos a entendem, e sou feliz por conseguir fazer isso não só por obrigação de ter que viver com ela, e sim por simples e puro prazer.

Cada  prova de amor, chegava a ser engraçada. Todos incrédulos a olhando, sem saber interpretar o que se passava, e eu entendia e captava num passar de olhos, como se fôssemos ligados de uma maneira que só nós sentíamos. Não era loucura, estava bem ali e era bem real, eu podia sentir. Mas ao mesmo tempo é tão irreal, tão inacreditável que poucos são os que me ligam a ela. Mal sabem tais tolos que não estamos apenas juntos, somos um só.

Toda nova descoberta sobre ela me intriga, me faz querer entendê-la mais profundamente. Com o passar dos anos fui me aprimorando em descobri-la, e quanto mais sabia, mais queria saber. A probabilidade de me desligar espiritualmente dela sem sombra de dúvidas é zero. Vou sempre estar aqui para ela, cedendo inúmeras vezes um ombro amigo, amante, amoroso. A maioria das pessoas a odeiam, mas eu não ligo, sobra mais amor da parte dela para mim. 

Nesses  altos e baixos, convivemos com certa felicidade. Esse amor é como uma progressão aritmética crescente e infinita. Vai se multiplicando a cada fase, a cada equação. Mas devo confessar que não aprendi sozinho a decifrá-la, ela me ajuda me fornecendo fórmulas para que eu não possa me sentir perdido. Sinceramente? Espero nunca ter que abandoná-la, e que o resto da minha vida seja acompanhada  por ela, porque é o que eu mais quero!

Muito obrigado por me deixarem desabafar aqui com vocês. E essa foi a história de como eu me apaixonei pela matemática.


Felipe Leão Santos - Turma 3002FG

Futuro começa com F de Felicidade


Faz exatamente cinco dias desde que vi algo que me fez pensar no futuro. Faz cinco dias que olho para esta folha em branco e tento colocar palavras que possam se encaixar junto às ideias. A folha está rasurada. Tem marcas de borracha por toda parte. Escrevo, leio e apago. Antes não parecia ser tão difícil escrever o que eu realmente queria.

Depois de ter quebrado a cabeça durante um longo período, pensando, vendo a lua dar lugar ao sol. Depois de linhas e linhas apagadas sem dó nem piedade e lágrimas derramadas por momentos de êxtase emocional, ainda não consegui descobrir o que escrever. Ou talvez, ainda não consegui descobrir de fato o que quero para o meu futuro. Mas tenho meus palpites.

Conforme o tempo vai passando a gente quer ter a vida que nem nas novelas ou seriados. Queremos um amor de verdade, que possa superar todas as barreiras. Queremos amigos do tempo do colegial que sejam os melhores até a terceira idade. Queremos ser bem sucedidos em alguma coisa que realmente gostamos de fazer. Queremos conhecer o mundo a fora. Queremos dinheiro, trabalho e uma família grande. Queremos acertar sempre, errar pouco e aprender tudo. Queremos viver. E acima de tudo, queremos ser felizes. No final, somente isso importa. E depois de tudo isso  percebi que o que eu quero mesmo é ser feliz e o que vier a mais é lucro.




Emily Pereira -Turma 2001FG

Escolhas...


Escolhas. Caminhos. A vida sempre nos oferece um leque deles, e cabe a nós escolher. Decidir. Escolher qual caminho percorrer em meio a toda incerteza que existe por trás de cada decisão. Incerteza que faz parte da vida. Como descobrir se estamos escolhendo o certo? De fato,  não se sabe. Há quem diga que nessa incessante busca por acertar seu rumo, muitos erram por não seguir a voz da razão. Outros dizem o mesmo, mas apoiando o fator de que se deve ouvir o que o coração mandar. Fico entre os dois. Não acho que as coisas na vida são apenas ou razão ou emoção. Acho que existe um equilíbrio, e é nele que está toda a diferença.

Beatriz Scaramello - Turma 2002FG


 Acho que quando há a certeza racional de que se ama alguém, não se deve  medir esforços e cogitar ideias  racionais para saber se deve ir atrás ou não. Não se deve questionar se o mundo todo está a favor ou contra, ou se os obstáculos são grandes demais. Nesse caso, apoio a ideia de que se há certeza de um amor verdadeiro, tudo o que se oponha à racionalidade é permitido para alcançá-lo. Porque, vamos combinar: Ter quem você ama do seu lado,  significa tudo. Justifica qualquer ação irracional. Ame sem limites.

FILOSOFAR




Filosofar é abrir a janela da sabedoria,
É abrir a porta do conhecimento,
É ter prazer, é vivenciar, 
reconhecer o mundo que o cerca,
É seguir o caminho da história
e saber até que ponto ela nos leva,
É deixar rastros pelos caminhos 
para que cheguemos até o saber.

Filosofar é simplesmente filosofar.
É ser curioso, é mostrar o que sabe,
É querer aprender,
É querer conhecer.
Fernanda dos Reis Soares – Turma 3001CN


sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Juventude de cada dia

Rayane Luiza Carneiro - 4001CN
A juventude é uma fase da vida
que obviamente todos passam.
Nela, a gente tem a responsabilidade de decidir
e escolher o que realmente queremos
para nossa vida...


desde a profissão
até a família.


Decide também sua sexualidade
sua escolha.
                                                 
Temos o livre arbítrio

    basta decidir que caminho a seguir
                                                      pois nossas escolhas
                                                      nós que cultivamos
                                                      para no futuro colhermos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Autonomia, uma alternativa para terminar o Ensino Médio em poucos meses



Um programa da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de reduzir a distorção idade-série dos alunos, utilizando as metodologias do Novo Telecurso.


O Projeto Autonomia teve início em 2009, com vídeos-aula dinâmicas onde o aluno torna-se autônomo, em relação ao conhecimento, daí o nome autonomia. O professor passa a ser apenas um mediador de conhecimento.
As salas de aula são equipadas com TV e DVD. Os conteúdos das disciplinas e as atividades são divididos em módulos.


As inscrições terminaram dia 5 de março e as aulas começaram em abril.

Em nosso colégio há 110 alunos fazendo parte do projeto, divididos em três turmas.
Uma turma pela manhã, no horário de 8h às 12h com a professora Luciana e duas turmas à noite, no horário de 18h às 22h, com os professores Joel e Karla.
As salas para atendimento dessas turmas do Projeto Autonomia são equipadas com TV, DVD e possuem armários para guardar o material didático que é usado pelos alunos durante o curso.


Com vídeos-aula prontas, os alunos assistem às aulas, o professor aplica as atividades e posteriormente ao final de cada unidade aplica as avaliações.


Em nosso colégio acontece o projeto somente para a conclusão do Ensino Médio em 18 meses.

Texto de Lincoln Matheus de M. Bibas - Turma 3001FG

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins promove reunião de pais

Com o objetivo de informar aos pais os acontecimentos referentes ao primeiro bimestre do ano letivo de 2011, foi realizada no dia 10 de maio, no auditório do colégio, uma reunião de pais e responsáveis, os quais foram convocados através de circulares e avisos, nos respectivos horários:

* 1º turno: às 9h

* 2ºturno: às 15h

* 3º turno: às 19h30min



A reunião de pais e responsáveis foi dirigida pela diretora geral Célia Maria Figueiredo que deu as boas vindas e logo a seguir exibiu um vídeo de Paulo Freire: “A canoa”.
No segundo momento foi passada a ata da reunião com os seguintes tópicos que seriam esclarecidos:

- SAERJ-2010
- SAERJINHO-2011
- GIDE (Gestão Integrada Da Escola)
- Dependência
- Mapão de notas das avaliações bimestrais
- Perfil das turmas
- Vídeo: Pacto com a Felicidade

A frequência foi boa em relação ao quantitativo de alunos matriculados por turno, segundo informações da diretora geral





Neste ano já aconteceram outros encontros envolvendo pais e responsáveis.

O colégio tenta utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre as questões pedagógicas. Para isso, sempre que necessário, convoca os pais para se reunirem juntamente com a direção e com a equipe pedagógica, segundo informações cedidas pela coordenadora pedagógica e professora Nilce Corrrea F. Borges.

Texto de Rayane Luiza Carneiro - Turma 4001CN